Como fazer um telhado

Telhados sempre foram uma das partes mais difíceis de fazer em uma construção. Não era a toa que custavam tão caro. Hoje pouco usado, o telhado convencional era no passado uma verdadeira arte, com estruturas complexas e difíceis de instalar.

Nos dias de hoje, com o uso da cobertura de laje, o telhado ficou restrito ao mínimo indispensável.

O elevado custo do madeiramento também contribui para sua pouca utilização atualmente. Em muitas casas, com grandes telhados, todo o custo da construção é ligeiramente inferior ao da cobertura …

Para utilização simples, o telhado exige um tipo de estrutura quando se quer apenas cobrir a laje, a fim de protegê-Ia e amenizar as mudanças de temperatura dentro da casa.

A estrutura de um telhado convencional apoiado em laje
A estrutura de um telhado convencional apoiado em laje

Os tirantes se apoiam sobre a laje. São presos firmemente para total segurança da cobertura. Quando a residência não possui laje, há necessidade de um apoio de madeira para os tirantes. Veja a figura abaixo:

Estrutura de um telhado convencional sem laje de apoio
Estrutura de um telhado convencional sem laje de apoio

O ripamento dependerá do tipo de telha que você pretende utilizar na cobertura.

Telha de amianto para telhado
Telha de amianto para telhado

É comum vermos lajes protegidas com telhas de cimento-amianto (onduladas). Este tipo de telha, fornecido em várias medidas, tem a vantagem de exigir um mínimo de madeiramento para a sua colocação.

No entanto a telha de cimento-amianto tem não amenizar as altas temperaturas. Uma casa sem a laje, coberta exclusivamente com telhas de cimento-amianto, certamente será muito quente nos dias de verão. Além disso hoje sabe-se que o amianto é cancerígeno. Poeira que cai dessas telhas pode prejudicar seriamente a saúde das pessoas que moram nessa casa.

Telha francesa para telhados
Telha francesa para telhados

A chamada telha francesa (plana de barro) dá um acabamento muito mais bonito. Porém, o custo de sua colocação é elevado, visto que exige um complicado madeiramento. Se você quiser um belo efeito decorativo, as telhas francesas são as indicadas. Estas telhas medem em tomo de 41 x 24 cm, com o peso aproximado de 2 a 2,7 kg. Para se cobrir um metro quadrado são necessárias de 15 a 16 telhas francesas.

Telha colonial para telhados
Telha colonial para telhados

As telhas canal de barro (chamadas coloniais) são muito bonitas e permitem um acabamento primoroso. São mais seguras que as francesas quanto a vazamentos. São utilizadas como calha e capa: uma para cima e outra para baixo. Medem em torno de 41 x 17 cms, pesando de 1,7 a 2 Kg cada uma; para se cobrir um metro quadrado, são necessárias de 30 a 32 telhas.

Porém, como as telhas francesas, esta também possui o inconveniente de usar um madeiramento excessivamente caro.

Inclinação do telhado conforme o tipo de telha Cimento-amianto, Francesa ou Colonial: 10%, 35% ou 25%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho de compras