Acerto das superfícies revestidas com azulejos

Para determinar as dimensões dos azulejos destinados aos acertos da superfície principal, coloque sobre o espaço a revestir a parte vitrificado do azulejo de encontro à parede em cujas costas marcará dois pontos por onde passará a linha de corte.

Passe estas marcas para a face do azulejo e, com o riscador, trace uma linha sobre a superfície vitrificada. Em seguida coloque um fósforo sobre o azulejo, de modo que coincida com a linha de corte, a partir de um dos topos. Fazendo pressão com os, dedos polegares sobre os dois cantos do azulejo que ladeiam o fósforo, parta o azulejo.

Servindo-se de uma espátula, espalhe depois a cola nas costas do azulejo e aplique-o na devida posição.

Os azulejos destinados à extremidade inferior da parede (rodapé) terão possivelmente de ser acertados, para que se possam aplicar no espaço que lhes cabe. Caso seja necessário o acerto, sirva-se de uma torquês e de uma pedra de carborundum.

Os acessórios para o banheiro, quando de embutir, são aplicados do mesmo modo que os azulejos. No local onde vai aplicar o acessório assente um azulejo sem cola, retirando-o apenas quando toda a superfície principal estiver revestida. Aplique a cola com cerca de 1,5 cm de espessura na parte de trás do acessório, colocando-o depois no seu lugar. Segure-o com fita adesiva até a cola secar.

Deixe a cola secar durante vinte e quatro horas antes de preencher com vedante os espaços entre os azulejos (juntas). Com auxílio de uma esponja, faça o vedante penetrar bem nas juntas e retire o excesso com um pano molhado, depois de ter começado a secar.

Para obter um bom acabamento, passe um pedaço de madeira de ponta rombuda entre os azulejos para alisar o vedante.

Esquema mostrando como fazer corretamente o acerto de superfícies revestidas por azulejos
Esquema mostrando como fazer corretamente o acerto de superfícies revestidas por azulejos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.