Os alicerces são cordões de concreto e ferro, que servem de base para as paredes e colunas. O ferro usado pode ser da mesma bitola do utilizado nas colunas. Assim, se você deixou nas sapatas os ferros (que se projetam 80 cm além da malha) ferros com a bitola de 3/16″, fará os alicerces idênticos, usando a mesma medida: 3/16″ para os ferros e estribos
Os alicerces ficam ao nível do solo, como na figura 9, subindo 30 centímetros além das sapatas. A largura dos alicerces será igual a dos tijolos usados para as paredes. A esse respeito é importante ler o tópico as paredes.
Veja também: bombas de concreto
Se a largura dos alicerces é a mesma dos tijolos, a malha será um pouco menor… Em ferro 3/16″, a malha possuirá estribos na mesma medida, amarrados a cada 20 cm. Veja detalhes na figura 10. Os alicerces têm a sua malha amarrada nos ferros das sapatas, conforme indicado na figura 10.
Você pode fazer as malhas por etapa, ou de uma única vez, em toda a área a ser construída, obedecendo criteriosamente às linhas demarcadas. Isso depende do material que possua pois para colocar o concreto necessita de madeira para fazer a forma em toda a extensão da obra. Depois de a madeira ser colocada, é hora de encher o vão com concreto na proporção 1:3:3 (1 cimento para 3 de areia e 3 de pedra no. 1).
Atenção com a colocação de estribos
Se você for fazer parede de 10 cm ( com tijolos em pé), os estribos terão de ser colocados, no mínimo, a cada 15 cms, em virtude da pequena largura da malha.