Carro zero com problema, veja seus direitos

Carro zero com problemas: saiba seus direitos de consumidor


Painel solto, escapamento enferrujado, ar-condicionado que não liga e maçaneta quebrada nem sempre são problemas encontrados em carros usados. Muitos desses defeitos de qualidade podem ser identificados em carros novos e, de acordo com o Procon-SP, o consumidor precisa ficar atento na hora de retirar o veículo zero da concessionária.

O Código de Defesa do Consumidor classifica esses problemas de qualidade como “vícios” e estabelece regras para que a concessionária ou a montadora resolvam problema. Em casos extremos, o cliente tem o direito de exigir o dinheiro de volta e até a troca do carro.

A assistente de direção do Procon-SP, Valéria Cunha, explica que uma das medidas mais importantes para se proteger desse tipo de problema é checar detalhadamente todo o carro antes de sair da loja. Segundo ela, assim resta pouca margem, na maioria dos casos, para a concessionária argumentar que o problema aconteceu por uso incorreto do carro.

“Dê uma boa conferida e, se apresentar algum problema, liste o que está inadequado para pedir a revisão sem tirar o carro da loja”, recomenda. Conseguir uma cópia da ordem de serviço da concessionária, que contém uma lista de possíveis defeitos, pode ser bem útil, pois o papel pode servir como comprovante de reclamação.

O que fazer se seu carro novo tiver defeitos:

  • se o defeito for notado na hora da retirada do veículo, deixe-o na concessionária para realização dos reparos;
  • liste o que precisa ser consertado;
  • fique com uma cópia da ordem de serviço.
  • quando um carro apresenta problemas de qualidade, o consumidor tem 90 dias para reclamar ou mover uma ação judicial contra a empresa;
  • a concessionária tem 30 dias para reparar o veículo. Se passar do prazo ou não fizer os consertos, o consumidor tem direito a:
    • pedir o dinheiro de volta corrigido;
    • abater no preço o problema que o carro apresenta;
    • trocar por um carro novo do mesmo modelo ou outro mais barato com a devolução da diferença, ou um mais caro pagando a diferença a mais

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