Como afiar serras e serrotes

Como afiar uma serra e um serrote

Uma serra ou um serrote bem afiados e com uma trava perfeita são essenciais para cortes rápidos e fáceis. Se a serra ou o serrote precisarem ser afiados, você pode mandá-los a uma oficina especializada ou então realizar esse trabalho, poupando, assim, tempo e dinheiro. Para começar, tente afiar uma folha de serrote que seja relativamente nova, na qual é fácil reconhecer os ângulos dos dentes.

Utilize uma lima triangular, ou de 3 quinas — uma de 150 mm para serrotes normais e outras serras grandes e outra de 80 mm a 100 mm para serrotes de costas —, e ainda um alicate de travar, ou travadeira, para assegurar a constância do ângulo de dobra dos dentes.

Em primeiro lugar, fixe o serrote numa prensa, colocando uma peça de madeira — régua — de cada lado, para que aquele fique bem apertado em todo o seu comprimento.

Com um serrote de recortes, dê a estas peças de madeira a forma necessária para se adaptarem ao cabo e aperte-as na prensa, deixando apenas os dentes do serrote salientes. Se preferir, você pode construir uma armação própria para afiar.

Como afiar corretamente os dentes de um serrote
Como afiar corretamente os dentes de um serrote

Partindo do cabo, lime o primeiro dente que se encontre rombudo, mantendo a lima inclinada para a frente. Se se tratar de um serrote de serrador, segure a lima horizontalmente e em ângulo reto com a folha.

Além de afiados, os dentes de um serrote devem ser travados: veja aqui como fazer
Além de afiados, os dentes de um serrote devem ser travados: veja aqui como fazer

Se se tratar de um serrote universal, de traçar ou de costas, trabalhe com a lima numa posição horizontal, mas com uma inclinação de cerca de 60° em relação à folha. Guie-se pelo ângulo original e, por duas ou três vezes, lime firmemente, mas com cuidado, o dente que pretende afiar, até todo o lado brilhar, incluindo o bico.

Passe para o terceiro dente, deixando, portanto, um de intervalo, e assim sucessivamente até o fim da folha, afiando todos os dentes voltados para a frente. Depois, vire o serrote de modo que os dentes já limados apontem para o sentido contrário e repita a operação.

Travando a serra e o serrote

Segue-se a operação da trava, como pode ser visto na figura ao lado. Antes de começar esta operação, levante um pouco mais a serra entre as réguas de madeira. Ajuste o mostrador graduado da travadeira de modo que o número que aparece na parte superior corresponda ao número de dentes por polegada que a folha possui. Se preferir, você pode utilizar um número mais alto para obter uma trava mais fina, no caso de querer usar o serrote principalmente para madeira mole.

Trave os dentes alternadamente; em seguida, vire a serra para travar os restantes. A travadeira é usada tal como um alicate comum, adaptando-se ao dente que será travado por meio do aperto dado aos seus cabos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.