As motos equipadas com os ajustadores hidráulicos automáticos (tucho hidráulico) não necessitam de ajuste de folga das válvulas. Entretanto, é necessário uma folga adequada entre as válvulas de admissão e escape e os mecanismos de abertura e fechamento das válvulas em todos os motores de 4 tempos restantes. Essa folga tolera a alteração de tamanho da válvula devido à dilatação térmica provocada pelo calor transmitido da câmara de combustão para a válvula.
Se a folga for excessiva, isto pode resultar em ruídos no motor. Se a folga for muito pequena, a válvula será empurrada durante o período em que o motor estiver com a temperatura elevada, provocando a queda de pressão de compressão e resultando em marcha lenta irregular ou eventualmente queima das válvulas.
A inspeção e o ajuste da folga das válvulas devem ser efetuados com o pistão no ponto morto superior na fase de compressão. Esta posição pode ser determinada verificando se os balancins estão soltos quando a marca “T” do rotor do alternador estiver alinhada com a marca de referência fixa da tampa da carcaça do motor. Se estiverem presos, é porque o pistão está movendo da fase de escape para o ponto morto superior. Gire o rotor uma volta completa e faça coincidir novamente a marca “T” com a marca de referência fixa. O pistão estará na fase de compressão.
Nos motores de 4 cilindros em linha com a ordem de ignição 1-2-4-3, a inspeção da folga das válvulas pode ser realizada girando a árvore de manivelas duas vezes. Depois de efetuar os procedimentos acima corretamente, a inspeção e o ajuste de todos os cilindros estão completos.
Nos motores V-twin e V-4, a inspeção e o ajuste são efetuados colocando cada cilindro na fase de compressão, no ponto morto superior.
O ajuste da folga das válvulas está correto quando o calibre de lâminas de espessura especificada penetra entre o parafuso de ajuste e a haste da válvula e outras lâminas maiores não penetram.
A inspeção da folga das válvulas nos motores com ajustadores comuns do tipo parafuso é efetuada introduzindo o calibre de lâminas diretamente entre a extremidade da haste da válvula e o parafuso de ajuste.
Nos motores do tipo junta articulada em um lado, a folga é inspecionada introduzindo-se o calibre de lâminas entre o balancim e o comando.
Nos motores do tipo empuxo direto com tucho de válvulas, a folga entre o ressalto do comando e o tucho ou pastilha é inspecionada com um calibre de lâminas.
Se necessitar de ajuste, solte a contra porca e o parafuso de ajuste e introduza o calibre de lâminas com espessura especificada. O valor correto das folgas das válvulas de admissão e escape é específico por modelo de moto.
Gire o parafuso de ajuste até que haja uma pequena pressão sobre o calibre de lâminas.
Com o calibre de lâminas introduzido e tomando o cuidado de não girar o parafuso de ajuste, aperte a contra porca até o torque especificado.
Durante o aperto da contra a porca poderá haver alterações na folga das válvulas. Portanto verifique novamente a folga depois de apertar a contra porca.
O ajuste está correto se houver uma pequena dificuldade para retirar o calibre de lâminas. Se a pressão sobre o calibre de lâminas for muito grande ou muito pequena, reajuste a folga das válvulas.
Nos casos dos tuchos de válvulas dos motores do tipo empuxo direto, substitua a pastilha e ajuste a folga de válvula.