Preparada a matriz passa-se à fase de transporte para a tela, do motivo que se quer imprimir.
Várias são as técnicas aplicadas. A mais usada para a impressão de motivos cujo desenho não apresente riqueza de detalhes é a do FILME DE RECORTE.
Este filme é constituído de três camadas, que são:
- a gelatina descartável, que é a parte colorida;
- a película da ligação, imperceptível a nossos olhos;
- o suporte de poliéster, que não poderá ser atingido no momento em que se procede ao recorte.
A sua coloração, provocada por um agente corante, pode ser vermelha, âmbar ou de qualquer outra cor, o que não vai influir na boa qualidade do filme.
Como recortar o filme
- fixar o motivo, com durex, na mesa ou em uma superfície plana;
- colocar o filme sobre o desenho, com a parte gelatinosa voltada para cima, fixando-o, também com durex, pelos quatro cantos, na mesa ou na superfície plana;
- cortar somente a gelatina descartável, usando uma faquinha ou estilete apropriado e tomando o máximo cuidado para não perfurar o suporte de poliéster transparente;
- levantar a parte recortada do filme, com a própria faquinha ou estilete;
Recortado o motivo no filme, passa-se ao processo de colagem. É necessário, porém, conservar o filme com a película enrolada para o lado interno, longe de poeira e de luz.
Como fazer a colagem
- apoiar o filme recortado sobre um jornal;
- colocar a matriz sobre o filme recortado, com a parte do tecido voltada para baixo, para que a tela fique em contato direto com o motivo;
- umedecer um pedaço de estopa de primeira em thinner especial e passar na parte de dentro da tela, em pequenas áreas de cada vez, sempre no sentido de cima para baixo;
- ter, na outra mão uma estopa seca para ir imediatamente secando as áreas já umedecidas pelo thinner;
- deixar secar completamente, durante 10 a 20 minutos, em lugar ventilado;
- deslocar o filme da matriz, cuidadosamente ,começando devagar por um dos cantos e puxando-o em sentido diagonal;
- colocar a tela. iá com o motivo impresso, de encontro à luz, para observar as falhas na coloração do restante da tela;
- retocar, com um pincel, os defeitos acima mencionados, usando uma mistura feita de sobras da gelatina desmanchadas no thinner ou usando laca.
Atenção especial
- Remover, antes de iniciar a colagem, qualquer fiapo de linha que se tenha desprendido da tela e se interponha entre esta e o filme.
- Não repassar a estopa com thinner na parte já umedecida e jamais esfregar a estopa de encontro à tela.
- Não molhar a estopa com excesso de thinner, para não haver destruição do filme.
- Não umedecer grandes áreas de cada vez, pois dificulta a transferência do motivo e a secagem da tela.
- Ter todo o cuidado para que não se formem bolhas de ar ou para que partes do filme não se soltem da tela.
- Observar se o filme, ao ser colado à tela, foi produzindo uma coloração acentuada, indicativa de ter sido a colagem perfeita, pois, nos lugares onde a colagem estiver imperfeita, a coloração estará mais fraca.
Se, no final deste processo, a matriz apresentar tais defeitos que impossibilitem a sua reprodução, é possível a recuperação da tela. Para isso, limpa-se totalmente a tela com uma estopa embebida com thinner especial, repassando-a tantas vezes quanto necessárias para que a tela volte á sua cor branca.
Após a lavagem e secagem da tela, na mesma forma já descrita, recomeça-se, mais uma vez a operação do transporte do motivo para a matriz.