As portas e janelas podem ser de madeira ou metálicas (de ferro ou alumínio). Não se aconselha o uso de janelas de alumínio nos pavimentos inferiores, pois se torna mais fácil o arrombamento.
No caso de portas e janelas de ferro, a colocação é simples, apenas se tomando o cuidado de fazer a fixação dentro do tijolo, de acordo com o tipo adquirido. Use constantemente o prumo para que portas e janelas devidamente niveladas.
Tratando-se de portas e janelas de madeira, você deixou os tacos para fixação, quando do levantamento das paredes. Agora, nada mais fácil que fixar os portais e aduelas. Veja a a figura abaixo:
A fixação é feita com pregos; deve-se escarear com a broca o lugar do prego, para que a cabeça fique oculta. Quando a porta for pintada, um pouco de massa dará o perfeito acabamento.
A primeira etapa é a colocação da aduela ou caixão, pregando-a nos tacos de fixação. Em seguida, é feito o acabamento com os alizares, tendo-se o cuidado, em todo o trabalho, de verificar se o conjunto ficou nivelado com referência à parede. A figura abaixo mostra os componentes de uma porta.
A colocação das folhas das portas ou janelas será feita depois do emboço e da pintura, para evitar na madeira respingos de cimento e tinta.