Malhas das fundações da construção, como colocar

Recapitulando: você já tem prontos os buracos e as malhas; os buracos, um pouco maior que as malhas, nas quais estão os ferros para as colunas (80 cm acima das malhas).

No caso de fundações, é imprescindível contar com um concreto com alta resistência, solidez e secagem ultrarrápida.

Para fundações, o traço correto do concreto feito (virado) na obra é: 1 saco de cimento, 5 latas de areia, 6 latas e meia de brita e 1 lata e meia de água; o rendimento será de 9 latas ou 0,16 m³ de concreto.

Coloque um pouco de concreto no buraco antes de assentar a malha. Depois, preencha todo o buraco com concreto.

Atenção

Em terrenos úmidos, é aconselhável colocar uma camada de pedra de mão antes do concreto sobre o qual ficará assentada a malha, a fim de afastar a umidade.

Para ficar bem acomodado, o concreto precisa ser vibrado; em obras de grande porte, utilizam-se vibradores elétricos. Em uma obra pequena, você deve “socar” o concreto com um tubo de ferro, assegurando-se de que não ficaram falhas. O concreto colocado sem esse cuidado pode produzir rachaduras no futuro.

Como preparar um bom concreto

A qualidade do concreto é muito importante para qualquer obra ou construção. Torna-se ainda mais importante quando falamos de fundações:

Para fazer um concreto de qualidade, siga as dicas abaixo:

  • use pedras e areia limpa (sem argila, barro ou materiais orgânicos como raízes, folhas, etc.)
  • á agua deve ser limpa o suficiente para beber
  • a quantidade de água deve ser a correta já que o excesso diminui a resistência do concreto e a falta deixa-o cheio de buracos

Resumo

A dimensão das sapatas depende do tipo de terreno, e do tamanho da construção. Para uma casa comum, com o máximo de um pavimento extra, você usará ferros de 1/4″, com estribos de 3/16″, os ferros das colunas, colocados com uma sobra de 80 cm da malha das sapatas, serão de 3/16′, inclusive para os estribos. No caso de construções com vários andares, os valores estarão especificados nos cálculos do engenheiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.