É a antena utilizada para a nova tv digital. A recepção de sinais UHF em prédios ou casas, também é feita através de uma(s) antena(s) colocada(s) no topo do edifício direcionada à uma central de antenas para obter o sinal de TV.
O sinal de TV é distribuído aos apartamentos utilizando-se de prumadas (linhas de descida de sinal), da qual se extrai uma fração do sinal para fornecer a cada usuário a mesma qualidade de imagem e som.
Antenas
As antenas são responsáveis pela captação de sinal. Normalmente as antenas que são utilizadas em sistemas de antena coletiva de UHF são multi bandas.
As antenas multi bandas de VHF são projetadas para recepção de todos os canais de TV ou um conjunto de certos canais. Ex: Antena do canal 14 ao 33 e Antena do canal 33 ao 60. Já as outras antenas recebem todos os canais transmitidos numa mesma direção, não sendo possível ajustar um canal de forma independente dos demais.
Conversor UHF/VHF
A frequência dos canais UHFs são consideravelmente maiores que os de VHFs, com isso, este conversor serve para converter o sinal UHF em VHF, desta forma, economizando no cabo e nos amplificadores.
Este conversor é composto por um Demodulador (recebe o sinal RF de UHF e passa para o A/V) e um Modulador (que recebe o sinal A/V e passa para RF), e ainda o instalador tem a opção de escolher o canal de entrada (no Demodulador) e o de saída (no Modulador). Após passar pelo conversor, passa pelas mesmas etapas do sistema coletivo VHF comum, o sinal entra no Misturador, e logo após no Amplificador.
Amplificadores de Potência
Amplifica o sinal introduzido em sua entrada, que chega da Antena Externa, divisores e por fim misturadores, ou no caso de Amplificadores Externos, ele pode chegar de outro amplificador. Esta amplificação é necessária para que o nível na saída seja o suficiente para compensar as perdas ocorridas no sistema de distribuição coletiva nas faixas de VHF e UHF.