O cabo coaxial é um tipo de cabo utilizado para transmitir sinais. Por isso é usado não só em sistemas de antena VHS/ UHF como também em sistemas de circuito fechado de TV (CFTV), TV a cabo por assinatura, ligações de áudio, redes de computadores antigas, etc.
Esse cabo recebe a designação de coaxial porque os elementos que o compõe estão dispostos em camadas concêntricas que compartilham o mesmo eixo. A imagem abaixo mostra como os elementos dele são dispostos em camadas a partir do mesmo eixo.
A atenuação que o cabo coaxial introduz no sinal é proporcional ao comprimento do cabo e à frequência do sinal, ou seja, os canais de UHF sofrem maior atenuação que os canais de VHF. Daí a vantagem de se converter os canais de UHF para distribuí-los em VHF, onde as perdas são menores e a qualidade é a idêntica.
A atenuação dos cabos coaxiais depende basicamente de 2 parâmetros: o diâmetro do cabo e o material dielétrico que separa o condutor central, chamado de “vivo”, e o condutor externo, chamado de malha. Com isso, quanto maior o diâmetro, menor a atenuação e quanto menor a constante dielétrica do material, menor a atenuação.
A tabela a seguir apresenta as perdas típicas, em dB/m, de alguns cabos coaxiais: