Cabo coaxial, utilizado para tranmitir sinais de tv a cabo, aúdio, internet, CFTV, etc.

O cabo coaxial é um tipo de cabo utilizado para transmitir sinais. Por isso é usado não só em sistemas de antena VHS/ UHF como também em sistemas de circuito fechado de TV (CFTV), TV a cabo por assinatura, ligações de áudio, redes de computadores  antigas, etc.

Esse cabo recebe a designação de coaxial porque os elementos que o compõe estão dispostos em camadas concêntricas que compartilham o mesmo eixo. A imagem abaixo mostra como os elementos dele são dispostos em camadas a partir do mesmo eixo.

Existem diferentes tipos de cabo coaxial; escolha sempre um de boa qualidade com mais malha
Existem diferentes tipos de cabo coaxial; escolha sempre um de boa qualidade com mais malha

A atenuação que o cabo coaxial introduz no sinal é proporcional ao comprimento do cabo e à frequência do sinal, ou seja, os canais de UHF sofrem maior atenuação que os canais de VHF. Daí a vantagem de se converter os canais de UHF para distribuí-los em VHF, onde as perdas são menores e a qualidade é a idêntica.

A atenuação dos cabos coaxiais depende basicamente de 2 parâmetros: o diâmetro do cabo e o material dielétrico que separa o condutor central, chamado de “vivo”, e o condutor externo, chamado de malha. Com isso, quanto maior o diâmetro, menor a atenuação e quanto menor a constante dielétrica do material, menor a atenuação.

A tabela a seguir apresenta as perdas típicas, em dB/m, de alguns cabos coaxiais:

tabela de perdas em dB/m para diferentes cabos coaxiais
tabela de perdas em dB/m para diferentes cabos coaxiais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.