A recepção de sinais VHF em prédios ou casas, é feita através de uma(s) antena(s) colocada(s) no topo do edifício direcionada à uma central de antenas para obter o sinal de TV.
Veja abaixo como é o esquema de uma instalação bem sucedida de uma mini-central de Antena Coletiva -VHF:
O sinal de TV é distribuído aos apartamentos utilizando-se de prumadas (linhas de descida de sinal), da qual se extrai uma fração do sinal para fornecer a cada usuário a mesma qualidade de imagem e som.
Antenas
As antenas são responsáveis pela captação de sinal. Normalmente as antenas que são utilizadas em sistemas de antena coletiva de VHF são monocanais ou multibandas.
As antenas monocanais de VHF são projetadas para recepção de um único canal de TV. Assim para se receber um conjunto de 7 canais de VHF é necessário 7 antenas, uma para cada canal, desta forma, otimizando a recepção de cada canal. Já as antenas multibandas recebem todos os canais transmitidos numa mesma direção, não sendo possível ajustar um canal de forma independente dos demais.
Tomada blindada (TAP)
Utilizada na distribuição dos sinais nas prumadas. É composta de um acoplador direcional que retira uma parte ou parcela em dB do sinal que passa pela tomada. O TAP, é constituído por 03 partes:
- ALT: acoplamento, que é uma medida da atenuação da linha;
- AP: atenuação de passagem;
- AI: atenuação de isolação.
A tabela a abaixo demonstra em Dbs as características típicas de TAPS:
ALT AP AI 6 dB 2 dB 22 dB 9 dB 1,3 dB 24 dB 12 dB 1,0 dB 27 dB 16 dB 0,6 dB 30 dB 20 dB 0,5 dB 35 dB 24 dB 0,5 dB 39 dB 27 dB 0,5 dB 42 dB 30 dB 0,5 dB 45 dB