As cintas protetoras são importantíssimas para manter a firmeza de todo o conjunto construído. Colocadas antes da última fileira de tijolos, são indispensáveis para casas com mais de um pavimento.
Confeccionadas com os alicerces, elas formam um cordão de concreto por toda a obra, como se vê na figura abaixo, na figura 18:
As cintas protetoras devem ser corretamente niveladas; se as paredes foram levantadas no nível, não haverá maiores dificuldades. As formas de madeira serão colocadas como na figura 19:
Tarugos de madeira são postos sobre os tijolos; nos tarugos (pontilhados na figura) são fixadas as tábuas. Despeja-se uma camada de concreto, igual ao dos alicerces (cimento, areia e pedra, na proporção 1:3:3), coloca-se a ferragem (malha de ferro 3/16″) e completa-se com concreto até a altura das tábuas (que estarão niveladas com o nível de tubo — veja Use o nível.
O nível será tirado durante a colocação das tábuas, que terão o lado mais reto para cima. Pregando-se as tábuas nos tarugos (as Unhas pontilhadas na figura 19), obtém-se o nível com facilidade, bastando subir ou descer as tábuas.
Quanto aos tarugos, eles podem ser retirados posteriormente bastando-se batê-los de um lado para o outro, enchendo-se os buracos com massa forte.