Como fazer um vão de porta

As paredes, conforme projeto e planta, deixarão espaços para as portas e janelas. Por certo, você iniciou as paredes em uma das quinas da casa, conforme sugerimos, mas chegará o momento de se preocupar com portas e janelas.

Você já terá decidido, antes de iniciar a construção, se usará portas e janelas de madeira ou de ferro. Na planta, estará especificado o vão necessário.

No caso de portas e janelas de ferro, estas terão extremidades apropriadas para fixação no tijolo, o que será feito após o erguimento de todas as paredes e colocação da laje ou telhado.

Porém, para janelas e portas de madeira você poderá deixar fixados os tacos de madeira para prendê-las. Os tacos são colocados durante o trabalho de levantar as paredes, já ficando por completo nas posições ideais. É muito importante prever estes detalhes, para evitar depois a quebra de tijolos e colocação de tacos que ficarão frouxos e imperfeitos.

A figura 17 é esclarecedora a esse respeito. Usualmente, as portas têm 2,10 m de altura, mas o vão a ser deixado, a partir do alicerce, é de 2,15 m, dando-se um desconto de 5 cms para o piso. A largura da porta pode variar nos cómodos internos, sendo que a da porta da frente normalmente é de 80 cm.

como fazer um vão para colocação de uma porta
como fazer um vão para colocação de uma porta

Estes valores não são absolutos, dependem exclusivamente do tipo de porta que você escolheu, o que terá de ser feito antes mesmo de iniciar a construção! Como você pode ver, os tacos da porta, em número de 3 de cada lado, são divididos em distâncias regulares, a partir de uma altura de 40 cm. Os tacos podem ser comprados nas casas de construção e será ideal cravar alguns pregos em sua volta para que fiquem firme na parede.

Atenção

A massa de fixação dos tacos não deve ser a mesma usada para levantar as paredes; será mais forte, na proporção de l de cimento por 3 de areia lavada.

Não se esqueça que logo que as paredes atingirem a altura da porta será necessária uma viga protetora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.