Um serrote nada mais é do que uma folha de aço com uma sucessão de arestas afiadas — os dentes — cuja forma e dimensões variam conforme o tipo de trabalho a realizar.
Quanto maior for o número de dentes por polegada ou centímetro que uma folha de serra apresente, mais fino será o corte que esta executa.
Quase todos os tipos de serrote têm os dentes inclinados no sentido longitudinal da folha e alternadamente dobrados para a direita e para a esquerda no sentido transversal. Esta característica — a que se dá o nome de trava — permite cortar facilmente sem que o serrote prenda. Permite também, enquanto se está serrando, alterar ligeiramente a linha de corte, pois a trava torna a largura do corte maior do que a espessura da folha. Uma trava correta é tão importante como um gume bem afiado.
Embora exista uma grande variedade de serrotes que se distinguem não só pela forma mas especialmente pelas dimensões e formato dos dentes, é possível definir três tipos principais, de acordo com o trabalho a que especificamente se destinam:
- Serrotes universais — designados por serrotes de folha larga: para cortes, sem grande precisão, de peças compridas ou placas de madeira. Dentre estes distinguem-se: o serrote universal, ou de traçar, para serrar quer ao correr do veio, quer transversalmente a este; o serrote de serrador, para serrar ao longo do veio (não usado no Brasil), e o serrote de traçar, para serrar transversalmente ao veio;
- Serrotes para trabalhos delicados que exigem precisão, tais como emalhetados, encaixes, rebaixos, etc. — serrote de costas, ou de sambrar;
- Arcos de serra tico-tico para cortar segundo formas especiais. Incluem os serrotes de recorte, por vezes designados por serras de rodear, serrotes de ponta, serras de cabelo ou serrotes de recorte de volta larga.
Quanto mais tempo despender nos cuidados dedicados à sua serra ou ao seu serrote, maior será a sua duração. Unte as folhas dos serrotes e serras com um óleo fino, a fim de evitar que enferrujem; não se esqueça, porém, de limpar todos os vestígios de óleo antes de começar a cortar, já que, do contrário, a madeira ficará manchada. Esfregue a folha de um serrote que está sendo utilizado com uma vela para facilitar o corte. Se, porém, a folha apresentar ferrugem, limpe-a com palha de aço embebida em aguarrás.
Serrote universal
Se você pretende comprar um serrote com o qual possa realizar praticamente todos os trabalhos, este é o serrote indicado. A sua folha deve medir entre 30 cm e 50 cm de comprimento e ter 10 dentes por polegada.
Ao utilizar o serrote universal e os outros tipos de serrote manual, mantenha o dedo indicador esticado ao longo da folha, para conseguir um melhor controle do serrote. Utilize o comprimento total da folha, exercendo uma ligeira pressão apenas no curso descendente.
Se uma placa grande de madeira tiver de ser cortada com um serrote universal, você deve apoiá-la sobre duas tábuas colocadas em cavaletes.
O compensado com menos de 6 mm de espessura deve ser cortado com serrotes de costas
Serrote de serrador
Os serrotes de serrador foram concebidos para um trabalho específico — cortar rapidamente madeira ao correr do veio. Se você tiver uma grande quantidade de madeira para serrar, deve comprar um serrote deste tipo.
Os dentes destes serrotes, geralmente em número de 4 por polegada, assemelham-se a uma série de pequenos formões. Se forem utilizados para cortar transversalmente ao veio, dilacerara as fibras, tornando o corte imperfeito. O serrote cortará melhor se a folha fizer com a madeira um ângulo de 60?
Se você pretender serrar peças curtas, utilize apenas um cavalete, mudando a posição da peça quando o corte ultrapassar metade do comprimento desta. Se as peças forem compridas, serão necessários dois cavaletes ou bancos. Comece a cortar numa extremidade, continue entre os cavaletes ou bancos e’ termine para além do segundo apoio.
Serrote de traçar
O serrote de traçar apresenta dentes próprios para cortar madeira grossa transversalmente ao veio. Contudo, como proporciona um acabamento imperfeito, só vale a pena adquiri-lo se você tiver de efetuar frequentemente trabalhos pesados.
Nunca serre entre os cavaletes transversalmente ao veio, pois a madeira pode curvar, prender a serra ou mesmo rachar. Coloque a madeira de forma que a parte a ser eliminada fique para além do apoio. Para acertar o topo de uma peça de madeira, fixe-lhe outra com um grampo, trace uma linha e serre-as conjuntamente.