O acúmulo de depósitos de carvão ocorre mais rapidamente nos motores de 2 tempos do que nos motores de 4 tempos porque os motores de 2 tempos queimam o óleo do motor.
Se os depósitos de carvão não forem removidos periodicamente, a quantidade de depósitos de carvão aumenta, formando pontos quentes no cabeçote e na cabeça do pistão. Isto pode causar pré-ignição e consequentemente a perda de rendimento do motor.
O carvão acumulado na janela de escape impede a passagem dos gases, causando a queda de potência.
Atenção: a descarbonização do motor é complexa e difícil – não tente fazer de você tiver dúvidas
Retire o cabeçote e remova o carvão da cabeça do pistão com o pistão posicionado no ponto morto superior.
Remova os depósitos de carvão da câmara de combustão.
Retire o cilindro e remova os depósitos de carvão da camisa do cilindro e da janela de escape.
Remova completamente os depósitos de carvão remanescentes no cilindro.
Nos motores refrigerados a líquido, remova as partículas de carvão que tenham caído nas camisas do líquido de arrefecimento perto do cilindro com o ar comprimido.