Remoção de rolamento de esfera
Os rolamentos de esferas são removidos usando ferramentas que aplicam a força em uma ou duas pistas de esferas. Se aplicar a força somente em uma pista (interna ou externa), o rolamento será danificado durante a remoção e deve ser substituído. Se a força for aplicada a ambas as pistas igualmente, o rolamento pode ser reutilizado.
Se o rolamento estiver instalado em um orifício blindado na carcaça do motor e não pode ser removido golpeando pelo lado oposto, remova-o com um extrator de rolamento.
Se o uso do extrator não for possível, remova o rolamento por dilatação térmica do alojamento, aquecendo o alojamento lentamente e uniformemente com um aquecedor (secador industrial).
Remova o rolamento do eixo utilizando um extrator. Não reutilize o rolamento que foi removido com o extrator aplicado somente à pista externa.
Remova o rolamento da roda usando um eixo e um cabeçote do extrator. Não reutilize o rolamento removido.
(
Instalação de rolamento de esfera
Limpe o alojamento do rolamento antes de instalá-lo para assegurar que ele esteja isento de pó e outras sujeiras.
Preste muita atenção quanto à posição de instalação do rolamento. Os rolamentos de esferas são sempre instalados com o nome do fabricante e o código de medida voltados para fora.
Isto vale para rolamentos abertos, selados simples e selados duplos. Aplique a graxa no rolamento antes da remontagem. Instale o rolamento utilizando o instalador, a guia e o cabo.
Substitua a carcaça se o rolamento novo não assentar firmemente no seu alojamento.
Para instalar o rolamento em um eixo, a força deve ser aplicada na pista interna do rolamento com a guia interna e o cabo da guia interna.
Limpe completamente o alojamento do rolamento antes de instalar um rolamento novo.
Substitua o eixo se o rolamento novo não assentar firmemente no eixo.