Acabamento
Últimas demãos de tinta com as quais se obtém uma superfície perfeitamente pintada e acabada.
Aglutinante
Constituinte ou agregado de urna tinta que lixa as partículas sólidas presentes, ao formar, por secagem, uma película mais ou menos aderente sobre a superfície de trabalho.
Aparelhar
Conjunto de operações destina das a regularizar e preparar superfícies antes da aplicação da primeira demão ou da tinta de acabamento.
Betume
Massa pastosa (a óleo, vinílico ou sintético) de material inerte própria para nivelar irregularidades existentes na superfície. Aplica-se sobre o isolante. Deve apresentar características de secagem e endurecimento rápidos, para permitir a operação de tixagem ao fim de um breve espaço de tempo.
Isolador de nós
Solução de goma-laca ou resinas sintéticas em álcool utilizada para isolar os nós da madeira, impedindo a resina de exsudar através da pintura.
Isolante ou Selador
Selador para estuques e rebocos, o qual se destina sobre tudo a, atém de igualizar a absorção nestas superfícies, criar uma barreira à ação destrutiva dos sais alcalinos presentes, que atacariam as camadas de tinta se estas fossem aplicadas diretamente sobre essas superfícies.
Primeira demão
Tinta que se aplica sobre o isolante ou a massa e serve de base ã tinta de acabamento.
Recorte
Pintura dos cantos e arestas de uma parede, utilizando um pincel cujas cerdas terminam de modo a formar uma linha diagonal; este pincel é próprio para trabalhos delicados.
Sangrar
Defeito que ocorre quando a totalidade da tinta ou quaisquer dos seus constituintes se dissolvem ao ser aplicada nova camada de tinta, tornando-se visível através desta e de outras camadas aplicadas posteriormente.
Superfície
Área sobre a qual será aplicada a pintura.