Pintura de teto, como fazer

Se você pretender pintar toda uma divisão, comece peto teto, pinte em seguida as portas e janelas e, finalmente, as paredes.

Para que a trincha seja utilizada com a adequada quantidade de tinta, mergulhe-a no balde ou na lata de tinta até cerca de um terço do comprimento das cordas. Comprima-a depois contra o rebordo do recipiente, sem exercer demasiada pressão. Se utilizar tintas tixotrópicas, como estas não escorrem, não é necessário retirar a tinta em excesso. À medida que vai pintando, puxe bem a tinta enquanto úmida, sem voltar a molhar a trincha ou o rolo. Se estiver pintando uma superfície de madeira, faça-o sempre na direção do veio.

Para pintar um teto, necessita de duas escadas comuns e de uma prancha de andaime.

Utilização do rolo de tinta

Quando empregar o rolo, utilize o tabuleiro especial, de fundo inclinado. Encha o tabuleiro com tinta até um terço da sua parte inclinada. Obterá assim melhores resultados.

Antes de começar a pintar com o rolo, use uma trincha de 1″ para pintar as áreas onde é difícil utilizar aquele, bem como todas as linhas de recorte.

Pintando o teto com uma trincha
Pintando o teto com uma trincha

Faça deslizar o rolo na tinta do tabuleiro em movimentos alternados, para trás c para a frente, e depois retire-o pelo bordo superior da parte mais inclinada, para não levar tinta em excesso. É preferível tinta a menos do que a mais.

Espalhe a tinta na superfície a pintar por meio de passagens do rolo em várias direções, de modo a evitar que fiquem quaisquer áreas por revestir. Não retire o rolo bruscamente do contato com a superfície, pois pode causar salpicos.

Para uniformizar a pintura, faça deslizar o rolo suavemente em passagens paralelas sempre na mesma direção — a do comprimento da faixa que está sendo pintada. No caso da pintura de tetos, as faixas deverão ser paralelas à linha de junção entre uma das paredes e o teto. No da pintura de paredes, essas faixas deverão ser verticais.

Pintando o teto com rolo
Pintando o teto com rolo

Lave o rolo imediatamente após ter terminado o trabalho. Ao comprar a quantidade de tinta necessária, lembre-se de que, com o rolo, gasta mais tinta do que com a trincha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.