Para assentar os ladrilhos no piso misture a cola (embora pouco usada é preferível porque as fabricadas a base de borracha se mantém flexíveis, acompanhando qualquer deslocamento da base) ou a argamassa segundo as instruções do fabricante, espalhando-a, com uma desempenadeira de bordos dentados, sobre uma área de cerca de 1 m2, no ângulo formado pelas duas ripas.
Aplique os ladrilhos sobre a cola, pressionando-os, e coloque entre eles fósforos, ou cavilhas, de separação, para que o intervalo entre dois ladrilhos vizinhos seja de 1,5 mm.
Uma vez revestida a primeira área de 1 m2, retire o excesso de cola em volta dos ladrilhos. Em seguida aplique cola numa segunda área, também de 1 m2. Prossiga a tarefa até que a parte principal do pavimento esteja revestida.
Quando a superfície principal do cômodo estiver completamente revestida, corte os ladrilhos necessários para preencher os espaços em volta do cômodo.
Coloque um ladrilho sobre o espaço por preencher e com a face para baixo, e marque dois pontos por onde passará a linha de corte, deixando sempre 1,5 mm de intervalo. Transfira esses dois pontos para a face do ladrilho e trace sobre esta a linha de corte, servindo-se de um riscador.
Ajoelhe e segure entre os joelhos um ladrilho pousado de topo no chão. Coloque sobre este o ladrilho que deseja cortar, segurando-o com ambas as mãos e de modo que a linha de corte coincida com o rebordo superior do ladrilho colocado na vertical. Ao exercer pressão sobre o ladrilho com as duas mãos, este quebrar-se-á pela linha de corte. Regularize a aresta do ladrilho cortado servindo-se de uma pedra de carborundum e esfregando-a no sentido longitudinal, e não transversal.
Em seguida aplique a cola nas costas do ladrilho e assente-o no seu lugar com a ajuda dos fósforos de separação. O lado cortado, deve ficar junto à parede.
Deixe secar os ladrilhos pelo menos durante vinte e quatro horas, antes de retirar os fósforos. Aplique então vedante fino.