Os ladrilhos devem ser colocados de modo a formarem ângulos retos com a porta — ao observar o pavimento a partir da entrada do cômodo, os ladrilhos devem estar à esquadria desde a porta até a parede em frente.
Trace no chão uma linha perpendicular à porta de entrada e que se estenda do centro desta até a parede em frente.
Numa ripa — a mestra — trace marcas que correspondam à medida de um dos lados dos ladrilhos. Não se esqueça, contudo, de levar em conta um pequeno intervalo de 1,5 mm entre os ladrilhos ao traçar as marcas.
Com a ajuda da mestra, comece, a partir da porta, a traçar na linha central as marcas correspondentes aos ladrilhos. Como é pouco provável que o comprimento da divisão corresponda a um número certo de ladrilhos inteiros, você terá, possivelmente, de cortar alguns para o acerto junto à parede. Para isto, marque a posição do último ladrilho inteiro mais próximo da parede).
Pregue uma ripa a toda a largura da divisão e a partir do ponto onde ficará o último ladrilho inteiro da fila central. Esta ripa deve ficar perpendicular à linha central, independentemente do alinhamento da parede do fundo. Em seguida, pregue uma segunda ripa a partir da extremidade esquerda da primeira, a fim de obter um canto perfeitamente em ângulo reto. A colocação deverá começar a partir deste canto.
O ângulo formado pelas duas ripas deve ser rigorosamente de 90°, já que o mínimo desvio no início do trabalho aparecerá consideravelmente aumentado quando este atingir o canto oposto.
Veja também: Como fazer o assentamento de ladrilhos cerâmicos