Serrote de costas
Este tipo de serrote, cujas costas apresentam um reforço de aço ou de latão, é o mais útil para trabalhos delicados ou que necessitam de precisão, sendo aconselhável a sua compra.
Pode ser utilizado para cortes de peças de emalhetar, ao correr do veio ou transversalmente a este. A sua folha, de dorso rígido, permite também cortar rigorosamente madeira fina.
Para fins não especificados, compre um serrote com uma folha de 25 cm a 30 cm e com 14 a 16 dentes por polegada.
Para cortar transversalmente ao veio, recorra a uma paralela, ou taleiro, o que facilitará o trabalho. Esta consiste numa base de madeira de 18 cm x 30 cm, apresentando uma travessa com cerca de 16 cm em cada topo, uma na parte superior e outra na parte inferior, as quais servem para fixação da peça a cortar e apoio na bancada. Com a paralela apoiada sobre a bancada, estando a travessa inferior encostada à mesma, segura-se com a mão a peça a cortar de encontro à travessa superior.
Para ter a certeza de que está cortando a madeira à esquadria, trace uma linha na face e no lado principais e observe ambas as linhas enquanto serra. Quando tiver de cortar à meia esquadria (ângulo de 45°), para construir, por exemplo, molduras ou guarnições de quadros, você deve utilizar o serrote de costas e uma caixa de meia esquadria.
Serrote de costas para malhetes
O serrote de costas para malhetes é um tipo menor de serrote de costas, utilizado quando é necessário obter um corte mais fino
Ao contrário do serrote de costas normal, os seus dentes não têm trava. A sua precisão baseia-se no fato de provocar pouca rebarba porque seus dentes estão ligeiramente inclinados
Serrote de precisão
O serrote de precisão (serrote faca) é entre os serrotes de costas o de menor dimensão. Apresenta os dentes sem trava.
É muito útil se pretende executar pequenos trabalhos como a confecção de delicadas caixas.