Use somente as ferramentas com medidas em milímetro (sistema métrico) para efetuar serviços de manutenção e reparos na moto
Parafusos e porcas com medidas em milímetros não são intercambiáveis com parafusos e porcas com medidas em polegadas (sistema inglês). O uso incorreto de ferramentas ou de elementos de fixação pode danificar a motocicleta.
Ferramentas especiais são projetadas para remover ou substituir uma peça ou um conjunto específico sem provocar danos
O uso de outro procedimento, sem utilizar as ferramentas especiais adequadas, pode danificar as peças.
Limpe a parte externa da peça ou do conjunto antes de retirá-los da motocicleta ou antes de abrir a tampa para efetuar o serviço.
A sujeira acumulada na parte externa pode cair dentro do motor, na parte interna do chassi ou do sistema de freios, causando danos posteriormente.
Limpe as peças após a desmontagem, mas antes de medi-las para verificar o desgaste.
As peças devem ser lavadas em solvente não inflamável e secadas com ar comprimido. Tenha cuidado com as peças que contêm anéis de vedação ou retentores de óleo, já que essas peças são afetadas negativamente pela maioria dos solventes.
Cabos de controle não devem ser dobrados ou torcidos
Isto poderá dificultar o movimento e causar danos prematuros dos mesmos.
As peças de borracha podem deteriorar com o tempo e têm enorme facilidade em ser danificadas por solventes e óleo
Verifique essas peças antes de remontá-las e substitua-as se for necessário.
Para remover uma peça fixada com parafusos e porcas de diversos tamanhos, deve-se começar a desapertar de fora para dentro em sequência cruzada, soltando primeiro os parafusos e as porcas de menor diâmetro
Se desapertar primeiro os parafusos e as porcas de diâmetros maiores, a força exercida sobre os menores será excessiva.
Os conjuntos complexos, como as peças de transmissão, devem ser guardados na ordem correta de montagem e amarrados firmemente com arame
Isto irá facilitar o trabalho posterior de montagem.
A posição de montagem das peças essenciais deve ser anotada antes de desmontá-las
Isto permitirá que as dimensões (espessura, distância ou posição) sejam corretamente duplicadas no momento da montagem.
As peças não reutilizáveis devem ser substituídas sempre que forem desmontadas
Essas peças são as juntas, arruelas de vedação, anéis de vedação, retentores de óleo, anéis elásticos e cupilhas.
Os rolamentos de esferas são removidos utilizando as ferramentas que aplicam forças em uma ou ambas (interna ou externa) pistas de esferas
Se aplicar a força somente em uma pista (interna ou externa), o rolamento será danificado durante a remoção e deverá ser substituído. Se aplicar a força em ambas as pistas de maneira igual, o rolamento não será danificado durante a remoção.
Veja mais em: substituição de rolamentos de esfera
A limpeza do rolamento de esferas deve ser feita em solvente não inflamável e em seguida secá-lo com ar comprimido
Aplique o ar comprimido segurando as duas pistas de esferas para evitar que ele gire. Se permitir o giro do rolamento, a alta velocidade gerada pelo jato de ar pode exceder o limite de velocidade do rolamento, causando assim dano permanente.
Os rolamentos de esferas são testados (após a limpeza) girando lentamente a pista interna enquanto segura a pista externa
Se sentir alguma folga radial ou aspereza, este rolamento deve ser substituído. O rolamento não deve ter folga axial e se houver, o rolamento deve ser substituído.
O comprimento dos parafusos pode variar para montagem de tampas ou carcaças. Esses parafusos com diferentes comprimentos devem ser instalados nas posições corretas
Se você tiver dúvidas, coloque os parafusos nos orifícios e compare o comprimento das partes dos parafusos que estão fora do orifício. Todos os parafusos devem ter comprimento exposto igual.
O aperto dos parafusos e porcas de diferentes medidas deve ser feito como segue
Aperte todos os parafusos e as porcas com a mão e em seguida aperte os parafusos e as porcas com as medidas maiores antes dos menores. Aperte-os em sequência cruzada de dentro para fora em duas ou três etapas, a menos que seja determinada uma sequência particular. Não utilize óleo nas roscas dos parafusos e as porcas.
Os retentores de óleo são sempre instalados aplicando a graxa nas cavidades do retentor e o nome do fabricante voltado para fora (lado seco)
Durante a montagem, certifique- se de que as bordas do retentor não estejam dobradas para fora e que não haja nenhuma rebarba na superfície onde será instalado o retentor para não danificá-lo.
Os restos do material da junta e vedadores devem ser removidos antes da remontagem
Se a superfície de assentamento da junta estiver ligeiramente danificada, corrija esta área danificada com pedra de afiar (lubrificada com óleo).
As mangueiras (de combustível, vácuo ou líquido de arrefecimento) devem ser instaladas de modo que a extremidade da mangueira alcance a parte inferior da junção
A presilha deverá ser instalada abaixo da extremidade com diâmetro maior da junção.