Quando duas ou mais peças são presas por um parafuso, suas conexões não devem ser afetadas por forças externas e não pode haver folgas entre as peças que são apertadas uma contra a outra. A prioridade para os parafusos e as porcas é a força de aperto. Quando a força de aperto for suficiente para que as peças fixadas realizem suas funções pretendidas, isto é chamado de “força de aperto apropriada”.
A força de aperto de um parafuso é igual à resistência de tração axial do parafuso. Portanto, a força de aperto do parafuso é chamada também de força axial do parafuso.
![A força de aperto de um parafuso também é chamada de força axial do parafuso](https://fazerfacil.com.br/wp-content/uploads/2018/07/forca_aperto.jpg)
A redução de força de aperto (força de aperto inicial) com o passar do tempo, causada pelas forças externas ou vibrações durante o uso é chamada de “afrouxamento de parafusos”. Mesmo quando a força de aperto inicial do parafuso estiver correta, com o uso pode afrouxá-lo e ocasionar danos às peças. Como medida preventiva contra o afrouxamento do parafuso, o reaperto deve ser executado após algum tempo. O aperto periódico dos raios das rodas é um exemplo dessa operação.
As forças de aperto corretas são determinadas de acordo com a resistência do parafuso, a resistência das peças fixadas e a intensidade das forças externas. O aperto deve ser executado exatamente de acordo com sua especificação, principalmente
nos pontos importantes. Se apertar o parafuso de fixação da capa da biela com uma força maior do que o valor correto, por exemplo, irá deformar a peça fixada (capa da biela) tornando o filme de óleo menor do que o especificado, o que pode causar o engripamento no rolamento. Uma força de aperto insuficiente, porém, pode afrouxar as porcas ou a capa da biela e pode soltar- se durante o funcionamento do motor, causando sérios danos ao motor.
![O aperto incorreto dos parafusos da biela pode causar sérios danos ao motor](https://fazerfacil.com.br/wp-content/uploads/2018/07/capa_biela.jpg)
O ponto mais importante nos elementos de fixação é a força de aperto. O problema é que é difícil mensurar essa força de aperto (tensão axial). Portanto, o uso de um torque de aperto predeterminado é o método mais comum de controlar a tensão dos elementos de fixação.
Deve-se observar também que, nesse método de controle ao usar os valores de torque, a tensão axial é proporcional ao torque sob certas condições. Em outras condições, esta tensão axial varia mesmo quando os parafusos são apertados com o mesmo valor de torque.
![O aperto do parafuso perde forçacaso a rosca esteja molhada - essa perda varia conforme a substância que está molhando a rosca](https://fazerfacil.com.br/wp-content/uploads/2018/07/parafuso_oleo.jpg)
A tabela ao lado mostra alguns exemplos de coeficiente de atrito quando há aderência de óleo na parte rosqueada do parafuso. Sob as mesmas condições, no que se refere ao material e torque de aperto, o “µ” sofre grandes variações. O torque de aperto aplicado às roscas secas, de 88 a 92% é consumido pelo atrito do flange e da superfície rosqueada e somente de 8 a 12%é transformado efetivamente em tensão axial. Essa porcentagem de transformação em tensão axial aumenta à medida que o atrito diminui. Isso quer dizer que quanto menor for o atrito maior será a tensão axial, portanto a tensão axial pode variar mesmo que aplique um valor de torque igual. Além disso, no estado seco (sem lubrificação) o intervalo de variação do “µ” é maior, e este intervalo tende a crescer conforme os procedimentos de aperto e desaperto forem repetidos.
É importante aplicar óleo às roscas do parafuso quando houver instrução para fazê-lo. A lubrificação nas roscas desse parafuso assegura a estabilidade da tensão axial. Nenhum outro parafuso deve ser lubrificado sem indicação.
Lubrificação nas roscas ou na parte inferior do flange reduz o atrito e o efeito contra o afrouxamento. Entretanto, aumenta a tensão axial do parafuso e obtém uma resistência de aperto suficiente, diminuindo assim a probabilidade de o parafuso afrouxar.
Os valores de torque são determinados de acordo com o tamanho e a resistência do parafuso e a resistência das peças que serão fixadas juntas. Devido à ligeira variação na precisão do torquímetro e no coeficiente de atrito, deve-se considerar o valor correto, a média dos valores de torque mínimo e máximo. Nas unidades de torque e aperto são utilizados kg.m e N.m.
Exemplo: Um torque de 1 kg.m se refere ao momento de força obtido quando uma chave de 1 metro de comprimento recebe uma carga de 1 quilograma-força. Para obter o mesmo momento de força, quanto menor for o comprimento efetivo da chave necessitará de maior carga.
![O torque e sua relação com o comprimento da chave](https://fazerfacil.com.br/wp-content/uploads/2018/07/torque.jpg)
Cada moto, em seu manual de serviço apresenta os valores de torque adequados para os parafusos. Alguns modelos da Yamaha, por exemplo, trazem esses valores do manual do proprietário. Não é possível mencionarmos os valores para cada tipo de moto.