Tinta : características, rendimento e quando são indicadas

Antes de começar um trabalho de pintura é fundamental conhecer os tipos de tinta disponíveis, suas características e quando deve ou não ser aplicadas.

As tintas tixotrópicas (de difícil aquisição no mercado brasileiro), que não escorrem, permitem obter um acabamento liso e brilhante e, sobretudo, sem escorridos, difícil de conseguir — no caso do amador — com uma tinta vulgar.

Saiba mais: tixotropia é a capacidade de um gel se liquefazer à medida que lhe aplicamos uma determinada quantidade de calor ou uma força mecânica.

Deve ainda acrescentar-se que; na maioria dos casos, com uma demão de tinta tixotrópica se obtém o mesmo resultado que com duas demãos de tinta convencional, desde que aquela não seja excessivamente puxada.

Existem atualmente tintas com características especiais, cuja utilização depende das propriedades a serem obtidas no acabamento final. São exemplo as acrílicas, as tintas à base de borracha clorada, as de resinas epóxi. Ao repintar uma superfície, você deve, sempre que possível, utilizar o mesmo tipo de tinta, e não um tipo diferente.

Abaixo são apresentados os tipos de tinta mais frequentemente utilizados. Os valores dados para as quantidades referem-se à pintura à trincha de superfícies em estado normal.

Tipo Característica Aplicação Rendimento Acabamento Observação tinta a óleo As tintas brancas deste tipo continham corno pigmento compostos de chumbo. Hoje em dia, porém, estas tintas são quase sempre preparadas à base de dióxido de titânio, pelo que deixaram de ser tóxicas. São diluídas em aguarrás ou outro diluente apropriado aconselhado pelo fornecedor. Atualmente, essas tintas são designadas genericamente por esmaltes sintéticos São aplicadas, geralmente, para proteger a madeira e o ferro: em guarnições e caixões de janelas e portas, em rodapés, etc. No exterior aplique de preferência os tipos brilhantes, já que é maior a sua durabilidade. Com 1 l de tinta convencional você poderá cobrir por demão cerca de 18 m2, enquanto 1l de tinta tixotrópica cobrirá cerca de metade dessa área. Brilhante, meio brilho (também designado cera, ou casca de ovo) e fosco

Todas as superfícies novas por pintar devem ser tratadas com um selador isolante apropriado antes de se lhes aplicar a tinta de acabamento. Se você utilizar um esmalte como acabamento, aplique previamente um selador. No caso das tintas tixotrópicas, este é desnecessário. O seu fornecedor poderá informá-lo sobre as características especiais de algumas tintas, como, por exemplo, as resistentes ao calor.

TipoCaracterísticaAplicaçãoRendimentoAcabamentoObservação
tinta a óleoAs tintas brancas deste tipo continham corno pigmento compostos de chumbo. Hoje em dia, porém, estas tintas são quase sempre preparadas à base de dióxido de titânio, pelo que deixaram de ser tóxicas. São diluídas em aguarrás ou outro diluente apropriado aconselhado pelo fornecedor. Atualmente, essas tintas são designadas genericamente por esmaltes sintéticosSão aplicadas, geralmente, para proteger a madeira e o ferro: em guarnições e caixões de janelas e portas, em rodapés, etc. No exterior aplique de preferência os tipos brilhantes, já que é maior a sua durabilidade.Com 1 l de tinta convencional você poderá cobrir por demão cerca de 18 m2, enquanto 1l de tinta tixotrópica cobrirá cerca de metade dessa área.Brilhante, meio brilho (também designado cera, ou casca de ovo) e foscoTodas as superfícies novas por pintar devem ser tratadas com um selador isolante apropriado antes de se lhes aplicar a tinta de acabamento. Se você utilizar um esmalte como acabamento, aplique previamente um selador. No caso das tintas tixotrópicas, este é desnecessário. O seu fornecedor poderá informá-lo sobre as características especiais de algumas tintas, como, por exemplo, as resistentes ao calor.
tinta acrílicaTipo de tintas muito recente, diluíveis em água. Embora apresentando um brilho inferior ao dos esmaltes, combinam as vantagens deste tipo de tinta resistência à umidade, brilho- e as das tintas plásticas – facilidade de aplicação, cheiro reduzido, secagem rápida, possibilidade de lavar com água o utensílio utilizado.Apenas em pinturas de interiores.Convencionais: 1 l cobre cerca de 12 m2.Meio brilho a brilhante e foscoPodem ser aplicadas sem necessidade de selador sobre superfícies de madeira, cartão prensado ou mesmo paredes. No entanto, a sua aplicação em superfícies metálicas deve ser precedida de uma camada de selador isolante.
tinta plásticaPodem ser diluídas em água, o que torna mais fácil a limpeza dos pincéis, trinchas, rolos e locais de trabalho. Graças a recentes progressos, surgiram tintas plásticas co-polímeras, que apresentam uma maior resistência à umidade e à alcalinidade do que as tintas comunsParedes exteriores, interiores e tetos. Não são habitualmente aplicadas em madeira. A qualidade denominada de exterior pode ser aplicada igual mente em interiores.Tixotrópicas: 1 l cobre cerca de 7 m2 a 8 m2.Fosco ou ligeiramente brilhante.As primeiras demãos aplicadas sobre superfícies muito absorventes podem ser diluídas em cerca de 20% de água e, em todos os casos comuns, em cerca de 10% a 15%. Para as últimas demãos, a adição de um pouco de égua pode facilitar a aplicação.
tinta texturizadaSão baseadas em emulsões. Na sua composição entra uma elevada percentagem de sílica. Podem ser diluídas em água e aplicadas a rolo ou a trincha, sendo neste caso passadas posteriormente com escova de baterSão usadas em interiores e exteriores e aplicadas diretamente ã parede, sendo desnecessário o uso de isolante. Dado o seu alto grau de enchimento, aplicam-se numa demãoConvencionais: 1 l cobre cerca de 15 m2. Tixotrópicas: cerca de 8 m2 a 9 m2 por litro.Fosco, rugoso ou ligeiramente brilhante.São de notável durabilidade. No exterior dispensam nova pintura durante longos anos.
tinta de borracha cloradaBaseadas em resinas de borracha clorada. Possuem elevada resistência à alcalinidade e podem ser diluídas em dissolventes aromáticos.São aplicadas com frequência sobre paredes de pedra e cimento, principalmente em pinturas exteriores e de piscinas.Com 1 l poderá cobrir 12 m2 a 15m2.Meio brilho ou fosco.Para a limpeza dos utensílios de pintura utilizados na aplicação você terá de recorrer a dissolventes especiais. Informe-se junto do seu fornecedor.
tinta epóxiBaseadas em resinas de tipo reativo. A base e o endurecedor que as compõem são fornecidos em embalagens separadas, pois, após mistura, possuem um tempo de vida útil limitado, devendo, portanto, ser misturados no momento da aplicação, A mistura provoca uma reação química que, após aplicação e secagem, origina uma película com características semelhantes às de um material plástico.Dada a sua grande inércia química, estas tintas são muito utilizadas para pintura em locais sujeitos à ação de produtos químicos agressivos, como acontece, por exemplo, em banheiros, cozinhas, garagens, etc.Com 1 l poderá cobrir 8 m2 a 10 m2.Alto brilho, meio brilho ou fosco.Dado que se trata de tintas do tipo reativo, o tempo de vida útil para a sua aplicação após a mistura dos dois componentes ó de algumas horas, pelo que você deverá preparar somente a quantidade de tinta a aplicar durante o período de trabalho. Todo o utensílio utilizado na preparação e aplicação destas tintas tem de ser cuidadosamente lavado após o seu uso.

Veja também: Como agitar, diluir e guardar as tintas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho de compras